terça-feira, 5 de abril de 2011

Curso: Sistemas de Informação.

Bom dia, caros leitores.
Na postagem: "Iniciando o blog", havia comentado um pouco sobre mim e prometi que me identificaria melhor.
Sou estudante universitário e faço o curso de Sistemas de Informação, estou no 5° ciclo (início do 3° ano).
Mas antes de falar um pouco mais sobre o curso, voltarei um pouco no tempo para explicar um pouco como esse interesse e até mesmo esse amor pela informática e tecnologia começou.
Quando mais novo, quem entendia - mesmo que pouco - de informática lá em casa era o meu irmão, o Kássio. (Isso mesmo, Kássio com 'K'. A respeito do K, perguntem ao meu pai, certo?). Meu irmão fazia cursos básicos de informática: Windows, Word, Excel e Power Point. Já eu...? Bom, eu gostava "um pouquinho só" de jogar bola. Só um pouquinho, coisa mínima! rs... Não dava a mínima pra computador... detestava ficar sentado em frente aquela "televisão" e ficar apertando aquele tal de mouse.
O tempo passou, eu cresci e nunca fui fazer teste no São Paulo! Sorte minha...e principalmente do São Paulo! haha...
Agradeço muito ao fato do meu primo Alexandre e um amigo dele, o Leandro (na época chamado de  "CABEI") terem resolvido abrir uma lan-house. A lan house chamava, ou melhor, chama Master Zone até hoje, apesar de que o dono tenha mudado o nome ainda permaneceu o mesmo. Pois bem, com certo apoio dos pais, eles abriram o negócio, que diga-se de passagem, foi visto como novidade em Guará. Salvo o engano, a Master Zone foi a primeira lan house de Guará. 
Foi na Master Zone onde me despertei para a informática. Lá conheci e pude entrar de vez nesse "mundo" no qual não sai até hoje (e pretendo não sair mais). Counter-Strike, GTA Vice City, Need For Speed - Underground, Gunbound. Pronto! A curiosidade havia sido despertada. O convívio e a familiarização com computadores agora era realidade para mim. Aprendi bastante a "prática" da informática lá na lan house.
Foi então que dei o passo mais importante para a escolha da informática como profissão: um curso de técnico em informática. Prestei vestibular para o Centro Paula Souza, em Orlândia, no ETEC Alcídio de Souza Prado.
Quanta saudade daquela escola... quanta estrutura! Amizade com os professores do curso de informática que são figurinhas carimbadas, como por exemplo: Ronaldinho e suas piadas, Serginho, Paulo Miele e sua bicicleta, Luciano "animal" e suas aulas de IMC, Luizinho coração de abóbora, Cláudia, Andréia  e também o grande Matheus Degiovani: esse era o cara da informática lá no Alcídio. Fiz vários amigos no curso, alguns de Orlândia e outros de Sales Oliveira, isso sem contar com os próprios guaraenses (éramos muitos, rs...) De Guará eram: Eu, Camila, Francini, Fúlvia, Kelly, Douglinhas (esse é uma figura). De Orlândia os melhores amigos foram: Tonetto (que hoje cursa engenharia da computação, em Ribeirão Preto), Betinho (se não me engano, faz Ciência da Computação, também em Ribeirão Preto), Gustavo "Kakinha" (faz Sistemas de Informação em Batatais) Oscar (imitador do Sílvio Santos, que hoje cursa História na FFCL, em Ituverava). Não vou ficar citando todos, mas em resumo essas foram as grandes amizades que por lá deixei. Saudades!!!
Me empolguei bastante com o curso, apesar de ter sido bastante puxado. O curso era no período da tarde, então foram 3 semestres corridos. Saia da escola "Marechal Rondon" um pouco mais cedo que o horário comum, por voltas das 12h00, passava em casa, tomava banho e "almoçava em pé" para pegar o ônibus no ponto às 12h30. O motorista, no início era o Sr. Zé Caetano, mas logo ele se aposentou e no lugar dele entrou o Delcides Nascimento, que pela turma do ônibus era chamado de "muchacho". hahaha... Não podia avistar uma mulher bonita pelo caminho que logo falava: "Ô muchachaaaa, quer carona?" rs...
O curso foi tão bom que logo acabou. Eu sinceramente já não conseguia me ver sem a informática. Agora, era técnico em informática e os primeiros serviços começavam a surgir. Aulas, manutenções em geral, etc. No "embalo" do curso técnico, me ingressei na faculdade e optei, como disse antes, no cursos de Sistemas de Informação. Foi no início da faculdade que pude perceber a importância e o peso de um bom curso técnico...não encontrei muita dificuldade nas matérias, exceto em MATEMÁTICA. Mas aí foi só estudar e prestar atenção nas aulas da querida Tetê e tudo se resolveu!
Infelizmente, o curso de Sistemas de Informação AINDA não é tradicional e gera algum receio para algumas pessoas. É simples entender, tenho amigos e conhecidos que cursam Direito, Psicologia e as Engenharias. Facilmente eles são mais exaltados pelos seus cursos, uma vez que trata-se de cursos tradicionais e mais conhecidos. Não quero vir aqui e tirar o mérito dos cursos citados acima, até porque são cursos longos e que exigem muito estudo por parte dos alunos. Mas o ponto que quero chegar é o seguinte: Sistemas de Informação (e outros cursos dá área de informática) são tão importantes quanto os cursos tradicionas, haja vista a "fundamental importância da informática" neles e em todas as grandes áreas. Acho que o reconhecimento é questão de tempo e também da criação de "Conselhos Regionais de Informática", caso que ocorre com os dentistas no CROSP, com os médicos no CRM, os advogados na OAB, etc..
Ainda sobre o curso, agora no momento a turma começa a encarar o "bicho papão" TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Na minha visão, o TCC é a prova de fogo. É onde a faculdade irá provar seus conhecimentos e decidir se deve ou não lhe entregar o "canudo", também conhecido como diploma. Eu particularmente não encaro o TCC como problema. Acredito que é uma chance e tanto de poder mostrar capacidade, visão e competência nessa área que a cada dia esta mais e mais concorrida!

Eu já tenho meu orientador: Fabrício Gustavo Henrique (calma, calma... é 1 orientador só! rs...) Além de professor, o Fabrício é um amigão da turma. Entrou na faculdade e logo "se encontrou" com o estilo e o ritmo da turma. Espero que meu TCC com ele seja bastante proveitoso e espero não decepioná-lo.
Tiago, André, Prof. Fabrício, eu, Stuque, Ramon e Stéffano.

Meu amigão Ramon.

Corinthiano Hernando e o intruso do Ramon.

Hernando, Tiago, o pontual Cristiano (rs..) e eu.
Em outra postagem voltarei a falar mais sobre o TCC, aguardem apenas a finalização de algumas idéias.
Vou ficando por aqui e espero que tenham gostado. Até breve!
Finalizando a matéria, ulgumas fotos da turma lá na faculdade:
 



2 comentários:

  1. Gui...
    O melhor aluno da sala na época...
    até hoje lembram de como ele era o nível mais alto da sala...
    hahahah

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu clube... Excelente post, contando uma história que é em grande parte parecida com a minha. Boa sorte no TCC.

    ResponderExcluir